Nicarágua em crise

Desde 18 de abril de 2018, a Nicarágua vive a maior convulsão política dos últimos trinta anos, caracterizada particularmente pela repressão do governo de Daniel Ortega e sua esposa Rosário Murillo contra estudantes universitários e a população em geral.

De acordo com o relatório de entidades de Direitos Humanos, como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Anistia Internacional e o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH) a repressão do Estado já deixou ao menos 420 pessoas assassinadas, dos quais 87,18% correspondem a civis desarmados, 4,5% policiais e 8,0% paramilitares.

Considerando a correlação de habitantes na Nicarágua com a do Brasil, esse número de mortos significaria pelo menos 8,900 do total de brasileiros assassinados.

A crise política ainda tem deixado mais de 2,000 feridos, 262 desaparecidos e pelo menos 130 pessoas em prisão por ter participado em atos de manifestação e resistência contra o governo de Ortega. Entre julho e agosto, o Congresso da Nicarágua aprovou uma lei antiterrorismo com penas de até 25 anos, cujo instrumento serve para acusar os protestantes e ser levados a julgamento sem acompanhamento das entidades de Direitos Humanos.

Este site representa um esforço de um coletivo de nicaraguenses no Brasil para chamar a atenção de cidadãos brasileiros com a crise atual no país centro-americano. Pretende ser um instrumento de divulgação de informações da atual realidade nicaraguense, assim com uma plataforma de apelo à solidariedade internacional e divulgações de ações de solidariedade em diversas cidades brasileiras.

Para mais informações pode entrar em contato pelo e-mail:

solidariedadenicaragua@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s